Mousse de Chocolate
Mousse de chocolate é um dos maiores clássicos da confeitaria francesa. Cremosa, aerada e muito delicada, é também uma das sobremesas mais amadas no mundo! Simplesmente irresistível.
Existem diversos métodos de preparo para se fazer uma boa mousse de chocolate, mas o meu preferido é o método tradicional, feito com ovos crus, exatamente como é feita há mais de um século na França. Neste método não utilizamos creme de leite; a cremosidade da mousse é garantida pela combinação de manteiga e gemas com o chocolate, e sua aeração vem do merengue feito com as claras e açúcar. O sabor e a cremosidade dessa mousse são perfeitos, se você provar garanto que vai amar!
Etapas do preparo:
Derreta o chocolate junto com a manteiga - esse processo pode ser feito em banho-maria ou no microondas, parando a cada 30 segundos para mexer até que a mistura fique lisa e homogênea.
Adicione as gemas - separe as gemas e as claras dos ovos; reserve as claras e adicione as gemas à mistura de chocolate, uma de cada vez, misturando bem. Garanta que a mistura fique bem homogênea, sem pedacinhos de gema não incorporada.
Faça um merengue francês - coloque as claras para bater até espumar bastante, em um ponto de neve ainda mole. Adicione o açúcar aos poucos enquanto bate em velocidade alta, até formar um merengue brilhante. Não deixe ficar firme demais! O ponto correto é um pico médio, ou seja, ao virar o batedor para cima, forma-se um bico com a ponta virada para baixo.
Incorpore o merengue na mistura de chocolate - comece adicionando uma pequena parte do merengue na mistura de chocolate e misture vigorosamente. Em seguida, adicione o restante do merengue e misture de forma delicada, em movimentos de baixo para cima, mantendo a aeração das claras batidas. Repita o movimento até que a mistura fique totalmente homogênea, sem partes brancas de merengue aparentes.
Leve à geladeira - despeje a mousse no recipiente onde será servida (ou em recipientes individuais) e leve à geladeira por pelo menos 6 horas para firmar e atingir sua consistência ideal. Decore com ornamentos ou raspas de chocolate. Também fica perfeita servida com chantilly!
Dicas importantes:
Essa receita leva ovos crus no seu preparo. Eu utilizo ovos frescos orgânicos de marcas que conheço e confio, e NUNCA tive problemas. Pode confiar, usando ovos de boa qualidade o risco de contaminação é praticamente inexistente! Porém, caso você não confie na procedência dos seus ovos ou tenha alguma ressalva contra o uso de ovos crus, pode utilizar claras e gemas pasteurizadas, encontradas em lojas de confeitaria ou na internet.
Para uma mousse deliciosa, o chocolate utilizado no preparo precisa ser delicioso! Afinal, ele é a estrela dessa sobremesa. Portanto, não economize e compre o melhor chocolate que puder; te garanto que vai valer a pena!
Ainda em relação ao chocolate, você pode utilizar o seu chocolate preferido independente do percentual de cacau, ou misturar chocolates diferentes para criar o seu próprio blend. Para essa receita, gosto de utilizar chocolate 54% (equivalente a um chocolate meio amargo). Se você quiser uma mousse mais intensa e chocolatuda, utilize chocolates com percentuais maiores de cacau, como o 70%. E se gostar de uma mousse mais suave e docinha, pode usar um chocolate ao leite de ótima qualidade.
A mousse de chocolate deve ser mantida em geladeira e servida gelada. O prazo de validade é de no máximo 3 dias, devido à presença de ovos crus.
Assista ao preparo:
Confira abaixo a receita completa!
Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.
Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?
Com carinho,
Vivi
Comments