top of page

Cheesecake de Chocolate

O cheesecake é uma sobremesa de origem americana que faz sucesso não só nos Estados Unidos, onde ele nasceu, mas também no mundo todo. E não é à toa. Denso, cremoso, de sabor equilibrado em doçura e acidez, ele é delicioso! Esta versão toda feita em chocolate consegue deixar essa sobremesa ainda mais irresistível, com muito chocolate na massa, no recheio e na cobertura de ganache. Ele é simplesmente perfeito!


fatia de cheesecake de chocolate

Esse cheesecake de chocolate é composto de:


  • Uma base crocante feita com biscoitos triturados, cacau, açúcar e manteiga derretida. Ela é perfeita porque adiciona uma camada extra de sabor ao cheesecake, ao mesmo tempo em que proporciona um contraste de texturas entre a base crocante e o recheio cremoso.

  • Um recheio de cream cheese denso, cremoso, doce na medida e com uma leve acidez que caracteriza os cheesecakes. Além de claro, muito chocolatudo!

  • Uma cobertura cremosa e sedosa de ganache de chocolate meio amargo, que derrete na boca e faz o par perfeito com o recheio de cream cheese.

  • Finalização com raspas de chocolate, porque afinal, chocolate nunca é demais!


cheesecake de chocolate com raspas de chocolate

 

NOTA: a seguir você confere a descrição detalhada da receita com todas as dicas e passo-a-passo do preparo. A receita completa, com ingredientes e quantidades, está no final do post.

 

Etapas da receita:


1 | Comece preparando a base do cheesecake:


Pré-aqueça o forno a 180 C - o forno deve estar aquecido em temperatura moderada para assar a base do cheesecake. Uma dica importante é colocar a grade na posição do meio do seu forno, pois isso ajuda a assar de forma mais homogênea.


Triture os biscoitos - utilize o processador para triturar os biscoitos até obter uma farofa fina e homogênea. Caso você não tenha processador, coloque os biscoitos em um saco plástico grosso e fechado (estilo zip-lock) e bata com um rolo de massa até conseguir uma farofa o mais fina possível.


Faça a massa - adicione os demais ingredientes e processe até agregar toda a mistura. Se estiver fazendo sem processador, misture tudo em um bowl. A mistura não deve ficar muito gordurosa, mas ao apertar com as mãos ela precisa manter seu formato. Ajuste a quantidade de manteiga derretida para mais ou menos dependendo do biscoito que estiver usando.


Aplique na fôrma - transfira a massa para uma fôrma de fundo removível de 20cm. Não é necessário untar. Com as mãos, aperte firmemente contra as laterais da fôrma formando uma massa compacta. Depois, pressione a massa no fundo. Agora a etapa mais importante: com um objeto de bordas retas (pode ser um copo ou uma xícara medidora), pressione firmemente toda a lateral e o fundo, deixando a massa lisa e a quina formando um ângulo reto.


Leve ao forno - asse a base por 10 minutos, e reserve para esfriar.


preparo da massa de cheesecake de chocolate


2 | Prepare o recheio:


Abaixe a temperatura do forno - ajuste a temperatura para 140 C. Se seu forno não tiver essa temperatura indicada no termostato, deixe na temperatura mínima. O cheesecake precisa ser assado lentamente, em temperatura baixa, para manter sua cremosidade e não rachar.


Derreta o chocolate - antes de começar a preparar o recheio, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, mexendo a cada 30 segundos. O chocolate precisa entrar na receita ainda morno mas não quente.


Prepare o recheio - comece batendo em velocidade baixa o cream cheese e o iogurte até que estejam misturados e bem homogêneos. O ideal é utilizar o batedor tipo raquete, mas se a sua batedeira não tiver pode usar o batedor de arame mesmo. O importante é bater em velocidade baixa para não incorporar ar na mistura. Adicione os demais ingredientes e bata até obter um creme sedoso e homogêneo.


preparo do recheio do cheesecake de chocolate

Asse o cheesecake - despeje o recheio na base e alise a superfície (tente deixar o mais liso possível!). Leve ao forno por aproximadamente 1 hora; o tempo exato vai depender do seu forno. O cheesecake estará pronto quando ao balançar suavemente a fôrma, você observar que as bordas estão firmes mas o centro ainda balança como um pudim.


Refrigere - deixe o cheesecake esfriar até a temperatura ambiente dentro do forno desligado, com a porta aberta. Esse processo vai demorar cerca de 2 a 3 horas, e é importante para evitar o choque térmico de entrar quente na geladeira, o que poderia rachar o cheesecake. Cubra com filme plástico ou papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos 6 horas (o ideal é até o dia seguinte). Mantenha dentro da fôrma e só desenforme no final do preparo, depois que estiver bem gelado!



montagem do cheesecake de chocolate

3 | Prepare a ganache de chocolate:


Faça a ganache - despeje o creme de leite quente sobre o chocolate, espere alguns minutos para que ele comece a derreter, e mexa com uma espátula até formar uma ganache lisa, brilhante e homogênea.


Finalize o cheesecake - cubra o cheesecake gelado com a ganache, espalhando por todo o topo. Leve à geladeira por mais 1 hora, ou até a ganache firmar. Desenforme o cheesecake e decore com raspas de chocolate ou como preferir (você pode usar cacau em pó, frutas vermelhas, ou não usar nada!).



decoração do cheesecake de chocolate com cobertura e raspas de chocolate

Dicas importantes:


  • Para fazer o recheio, utilize todos os ingredientes em temperatura ambiente (cream cheese, iogurte e ovos). Assim a mistura fica mais homogênea, cremosa e sem risco de talhar.

  • Você pode substituir o açúcar de confeiteiro do recheio por açúcar comum (refinado), porém a textura fica mais sedosa usando açúcar de confeiteiro.

  • O creme de leite fresco da ganache pode ser substituído por creme de leite UHT (de caixinha), com qualquer porcentagem de gordura. A ganache vai ter uma leve diferença de textura e consistência, mas vai dar certo!

  • Para fazer o recheio e a cobertura de ganache escolha um chocolate de boa qualidade, que você goste do sabor e que tenha alto percentual de cacau. O ideal é utilizar um chocolate entre 60-70% de cacau.

  • O cheesecake deve ser mantido na geladeira e servido gelado. O prazo de validade é de 3-5 dias.

cheesecake de chocolate sendo fatiado

Assista ao vídeo do preparo:





Confira abaixo a receita completa!

Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.



Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no Instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?


Com carinho,

Vivi

Comments


Commenting has been turned off.

SOBRE

foto Viviane Cestari

Olá! 

Meu nome é Viviane, sou formada pela Le Cordon Bleu e uma grande apaixonada pelo universo da cozinha e confeitaria. Aqui você vai encontrar receitas de bolos, doces e muito mais. Obrigada pela visita e volte sempre!

Mais recentes
bottom of page