top of page

Bolo de Chocolate com Buttermilk

Um bolo de chocolate inesquecível! Simples, descomplicado e muito fácil de fazer, ele tem massa ultra macia com sabor intenso de chocolate e uma cobertura cremosa e indulgente que forma uma leve casquinha na superfície. Garanto que você nunca provou um bolo igual!


bolo de chocolate com cobertura durinha

O Bolo de Chocolate com Buttermilk é composto por:


  • Uma massa de chocolate deliciosa: úmida, fofinha e ultra macia.

  • Uma cobertura cremosa de chocolate que derrete na boca e forma uma leve casquinha na superfície, completamente apaixonante!


bolo de chocolate com cobertura durinha

Mas afinal, o que é o Buttermilk?


O buttermilk (conhecido como leitelho em português) é um subproduto do leite obtido no processo de produção da manteiga. No Brasil ele não é encontrado à venda como em outros países, mas podemos preparar uma versão caseira misturando um ingrediente ácido (que pode ser vinagre ou suco de limão) no leite, e reservando por cerca de 10 minutos para talhar. Esse leite acidificado, o buttermilk, tem como função reagir com os demais ingredientes em uma massa de bolo deixando-a mais macia e úmida. Bolos feitos com buttermilk ficam incrivelmente macios e fofinhos!


Nesta receita, o buttermilk também é utilizado na cobertura, trazendo maior cremosidade e um toque de acidez que equilibra o seu dulçor.


 

Como fazer o Bolo de Chocolate com Buttermilk?


O preparo desse bolo é muito simples e não precisa nem de batedeira! À seguir, vou te dar TODAS as dicas para você preparar esse bolo sem erro!


Não se esqueça de que todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente (ovos, leite, manteiga, etc). Portanto retire tudo o que precisa da geladeira cerca de 1 hora antes de começar o preparo!


 
NOTA: a seguir você confere a descrição detalhada da receita com todas as dicas e passo-a-passo do preparo. A receita completa, com ingredientes e quantidades, está no final do post.
 

1 | Comece fazendo a massa do bolo:


Pré-aqueça o forno a 180 C - a massa precisa entrar no forno já aquecido para crescer e assar corretamente. Outra dica importante é colocar a grade na posição do meio do seu forno (isso ajuda a assar de maneira mais homogênea).


Prepare a fôrma - para esta receita, utilize uma assadeira de aproximadamente 20x30cm. Ela deve ser untada com desmoldante, ou untada com manteiga e polvilhada com cacau em pó. Caso queira desenformar o bolo depois de pronto, você pode forrar a assadeira com um papel manteiga anti-aderente.


Prepare o buttermilk - misture o leite e o vinagre, e reserve por cerca de 10 minutos para talhar. Esse leite acidificado, o buttermilk, tem como função reagir com os demais ingredientes da receita deixando a massa mais macia e úmida. Ele tem um papel fundamental nesse bolo, que fica incrivelmente macio e fofinho! Utilize um vinagre de cor clara, de preferência vinagre de vinho branco.


Derreta a manteiga - derreta a manteiga no microondas e reserve para esfriar enquanto continua o preparo da receita. Ela não pode estar muito quente quando for adicionada ao preparo.


Misture os ingredientes secos - em um bowl, você vai misturar todos os ingredientes secos da receita e reservar.


Misture os ingredientes líquidos - em um outro bowl, você vai misturar todos os líquidos da receita (exceto a água quente, que entrará no final do preparo).


preparo do bolo de chocolate

Prepare a massa - despeje os ingredientes líquidos sobre os secos e misture até que fique homogêneo. Depois basta adicionar a água quente, misturar novamente e a massa está pronta!


Transfira para a fôrma - despeje a massa na assadeira previamente untada. É uma massa bem líquida, transporte até o forno com cuidado para não derramar!


massa de bolo de chocolate sendo colocada na assadeira

Leve ao forno - coloque a massa no forno e asse por aproximadamente 30-35 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito no centro; ele deve sair limpo e seco. É super importante espetar o palito no centro e não nas bordas do bolo, pois essa parte é a última a ficar pronta durante o cozimento.


Reserve para esfriar - retire do forno e reserve em temperatura ambiente até o bolo esfriar completamente. Deixe para preparar a cobertura quando o bolo já estiver frio; como é uma cobertura saturada em açúcar para formar a casquinha, ela irá açucarar e endurecer se for preparada com antecedência.


 

2 | Prepare a cobertura:


preparo da cobertura de chocolate

Prepare o buttermilk - misture o leite e o vinagre, e reserve em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos para talhar.


Derreta a manteiga - derreta a manteiga em uma panela, em fogo baixo.


Adicione o cacau - peneire o cacau, adicione na panela e cozinhe em fogo baixo por 1 minuto, sempre mexendo.


Finalize o preparo da cobertura - fora do fogo, adicione o buttermilk, a baunilha e o açúcar de confeiteiro (que também deve ser peneirado para não deixar grumos na cobertura). Mexa bem com um fouet até obter uma cobertura cremosa e brilhante.


Espalhe no bolo - despeje toda a cobertura sobre o bolo já frio e espalhe com a ajuda de uma espátula ou as costas de uma colher. Reserve por mais algum tempo até a cobertura firmar e formar uma leve casquinha na superfície.


bolo de chocolate com cobertura durinha

Dicas importantes:


  • Todos os ingredientes deverão estar em temperatura ambiente, portanto certifique-se de retirar da geladeira cerca de 1 hora antes de começar o preparo!

  • Para preparar o buttermilk, utilize um vinagre de cor clara e sabor agradável, de preferência um vinagre de vinho branco.

  • Para a cobertura, deve ser utilizado o açúcar de confeiteiro, vendido em lojas de confeitaria e em grandes supermercados. Atenção: açúcar impalpável e açúcar de confeiteiro não são o mesmo produto! O açúcar impalpável contém amido de milho na sua composição e o açúcar de confeiteiro não.

  • Tanto o cacau em pó como o açúcar de confeiteiro devem ser peneirados antes de serem adicionados à receita. Isto é muito importante porque são ingredientes que empedram facilmente, e essas pedrinhas não são completamente dissolvidas deixando grumos que irão prejudicar a textura final do preparo.

  • O bolo pronto pode ser mantido em temperatura ambiente (com validade de 3 dias) ou na geladeira (com validade de 5-7 dias). Ele fica melhor se consumido em temperatura ambiente, portanto retire da geladeira 30 minutos antes do consumo ou aqueça por alguns segundos no microondas.


bolo de chocolate com cobertura durinha

Assista ao vídeo do preparo:



Confira abaixo a receita completa!

Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.


Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?


Com carinho,

Vivi

Comments


Commenting has been turned off.

SOBRE

foto Viviane Cestari

Olá! 

Meu nome é Viviane, sou formada pela Le Cordon Bleu e uma grande apaixonada pelo universo da cozinha e confeitaria. Aqui você vai encontrar receitas de bolos, doces e muito mais. Obrigada pela visita e volte sempre!

Mais recentes
bottom of page