top of page

Crème Brûlée

Creme Brulée é uma das mais famosas sobremesas francesas. Feito com um creme muito leve e saboroso à base de creme de leite, gemas, açúcar e baunilha, e finalizado com sua característica casquinha crocante de açúcar caramelizado, ele é simplesmente maravilhoso!


O preparo é rápido e feito com poucos ingredientes, porém envolve técnicas que precisam ser feitas corretamente para um resultado perfeito.


Vamos aprender a fazer esse delicioso clássico?


creme brulee

Etapas do preparo:


Prepare um creme inglês - comece aquecendo o creme de leite com baunilha e metade do açúcar, e à parte, bata ligeiramente as gemas com o restante do açúcar. Faça a temperagem das gemas adicionando o líquido quente aos poucos, e retorne à panela para cozinhar o creme até atingir 80 C. Muita atenção nessa etapa: se o creme cozinhar demais ele talha e não pode ser recuperado! O segredo aqui é fogo baixo e muita paciência.


Peneire e distribua nas forminhas - passe o creme por uma peneira sobre uma jarrinha. Essa etapa é importante para remover a fava de baunilha e obter uma textura mais lisa e uniforme para o creme. Preencha os ramequins (ou as forminhas desejadas) com o creme, tomando cuidado para não encher muito pois dificulta o cozimento. Passe o maçarico rapidamente para remover as bolhas de ar que se formam na superfície do creme.


creme brulee

Cozinhe em banho-maria - adicione água quente em uma assadeira com os ramequins e leve ao forno aquecido a 160 C para cozinhar por aproximadamente 20 minutos. A textura final do creme deve ficar semelhante a um pudim, balançando levemente ao chacoalhar.


Leve à geladeira - o creme deve descansar na geladeira por pelo menos 6 horas para firmar e obter sua textura final correta.


Faça a casquinha de açúcar caramelizado - antes de servir, polvilhe uma camada uniforme de açúcar na superfície do creme e passe o maçarico para derreter e caramelizar. Cuidado para não deixar queimar pois isso deixa um sabor amargo bem desagradável!


creme brulee

Dicas importantes:


  • O cozimento do creme é a etapa mais delicada da receita e deve ser feito com muita atenção. O fogo deve ser bem baixo e o creme precisa ser mexido o tempo todo com uma espátula como se estivesse "varrendo" o fundo da panela.

  • O ponto de cozimento é chamado de "ponto napê", quando ao passar o dedo pela espátula forma-se uma linha sem o creme escorrer. Nesse ponto, o creme engrossa ligeiramente e atinge a temperatura de 80-82C. Quando atingir esse ponto, retire do fogo e pare imediatamente o cozimento, caso contrário o creme irá talhar e não poderá mais ser recuperado.

  • O creme deve ser peneirado e distribuído de forma homogênea em ramequins ou forminhas, e assado em banho-maria em forno baixo (a 160 C).

  • Para fazer a casquinha de açúcar caramelizado podem ser utilizados açúcar cristal, demerara ou refinado. O importante é fazer uma camada uniforme e não muito grossa de açúcar. A casquinha brulée deve ser feita somente no momento de servir, pois se feita com muita antecedência o açúcar derrete e a casquinha desaparece.

  • A validade do creme brulée é de até 3 dias em geladeira, e não pode ser congelado.

  • O rendimento é de aproximadamente 4 unidades dependendo da forminha utilizada.

creme brulee

Assista ao preparo:




Confira abaixo a receita completa!

Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.



Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?


Com carinho,

Vivi

댓글


댓글 작성이 차단되었습니다.

SOBRE

foto Viviane Cestari

Olá! 

Meu nome é Viviane, sou formada pela Le Cordon Bleu e uma grande apaixonada pelo universo da cozinha e confeitaria. Aqui você vai encontrar receitas de bolos, doces e muito mais. Obrigada pela visita e volte sempre!

Mais recentes
bottom of page