top of page

Petit Gâteau

Esse amado bolinho recebe nomes diferentes por onde passa.


O nome original em francês é "coulant" ou "mi-cuit". Criado pelo chef francês Michel Bras em 1981, foi trazido ao Brasil anos mais tarde pelo chef Erick Jacquin, que resolveu rebatizar a sobremesa para facilitar a pronúncia para nós, brasileiros.


Na versão original, o significado do nome desse bolinho seria algo como "fluido", fazendo alusão ao recheio que escorre deliciosamente no corte, ou "meio cozido", remetendo ao método de cocção em que o interior não é inteiramente assado. Nos EUA ele ganhou o nome de "lava cake" devido ao interior que escorre como lava de vulcão. Já na versão brasileira, o nome petit gâteau significa "bolinho" e já diz tudo!


Esses deliciosos bolinhos de interior cremoso e sotaque francês conquistaram muitos corações e seguem sendo uma das sobremesas mais amadas no Brasil e em todo o mundo.


petit gateau

Etapas do preparo:


Derreta o chocolate junto com a manteiga - comece derretendo o chocolate junto com a manteiga até obter uma mistura lisa e homogênea. O processo pode ser feito no microondas, mexendo a cada 30 segundos, ou em banho-maria.


Bata os ovos com o açúcar - com a ajuda de um fouet, bata os ovos com o açúcar até que fique totalmente dissolvido.


Misture tudo e adicione a farinha - combine a mistura de ovos com a mistura de chocolate, depois adicione a farinha peneirada e mexa somente até homogeneizar. Evite mexer demais.


Divida entre as forminhas e leve à geladeira - distribua a massa de chocolate entre as forminhas untadas com manteiga. Preencha até 1 dedo da borda, deixando espaço para a massa crescer. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de assar.


preparo do petit gateau

Asse em forno pré-aquecido - aqueça o forno a 220 C e coloque as forminhas de petit gâteau para assar. A cocção é rápida, somente até as bordas estarem assadas mas o centro ainda mole (cerca de 8-10 minutos).


Desenforme e sirva quente - aguarde 2-3 minutos após tirar do forno. Desenforme cada petit gâteau em um pratinho e finalize com cacau em pó ou como preferir!


cortando um petit gateau

Dicas importantes:


  • Utilize todos os ingredientes em temperatura ambiente, especialmente os ovos.

  • Eu utilizei um chocolate 54% cacau para a minha receita, mas você pode utilizar chocolates com um percentual maior de cacau para um sabor mais intenso.

  • Você pode usar forminhas de alumínio próprias para petit gâteau (as minhas medem 6,5cm diâmetro x 5,5cm altura) ou outro recipiente como ramequins de cerâmica.

  • Importante: o segredo do petit gâteau está na cocção; os bolinhos devem entrar no forno já bem quente (em temperatura alta - 220 C), e assam rapidamente. O centro dos bolinhos não devem assar por completo e precisam sair ainda moles do forno.

  • Para desenformar, é preciso esperar alguns minutos após sair do forno (2-3 minutos aproximadamente). Passado esse tempo, desenforme cada petit gateau sobre o pratinho onde será servido e finalize como preferir.

  • O petit gâteau pode ser armazenado ainda cru (antes de assar) por 3 dias em geladeira ou até 3 meses no freezer. Na hora de assar, ele pode ir direto da geladeira ou freezer ao forno (caso esteja congelado, demora alguns minutos a mais para ficar pronto).

  • O rendimento é de 5 a 6 unidades, dependendo do tamanho da forminha utilizada.

recheio do petit gateau

Assista ao preparo:




Confira abaixo a receita completa!

Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.



Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?


Com carinho,

Vivi

Comments


Commenting has been turned off.

SOBRE

foto Viviane Cestari

Olá! 

Meu nome é Viviane, sou formada pela Le Cordon Bleu e uma grande apaixonada pelo universo da cozinha e confeitaria. Aqui você vai encontrar receitas de bolos, doces e muito mais. Obrigada pela visita e volte sempre!

Mais recentes
bottom of page