top of page

Brownie com Brigadeiro e Praliné de Pistache

Uma sobremesa incrível que combina a intensidade do brownie de chocolate amargo com a cremosidade do brigadeiro de pistache, a crocância do praliné, e uma sedosa ganache de chocolate. Uma mistura perfeita de sabores e texturas que vão te surpreender!


brownie com brigadeiro de pistache

O Brownie com Brigadeiro e Praliné de Pistache é composto por:


  • Uma base de brownie de chocolate amargo: denso, cremoso e com sabor intenso de chocolate.

  • Uma camada de brigadeiro com praliné de pistache: um brigadeiro cremoso feito com pistaches triturados e um praliné feito com pistaches caramelizados apresentado em duas texturas: mais fininho, incorporado ao brigadeiro para trazer um sabor incrível e uma textura muito especial; e em pedaços rústicos para trazer ainda mais crocância a cada mordida!

  • Uma cobertura sedosa de ganache de chocolate, que equilibra os sabores marcantes das outras camadas, trazendo delicadeza e cremosidade.


brownie com brigadeiro de pistache

Como fazer o Brownie com Praliné de Pistache?


O preparo desta sobremesa envolve algumas etapas relativamente simples, que devem ser feitas separadamente e depois reunidas na montagem do doce. São elas: brownie de chocolate, brigadeiro de pistache, praliné de pistache e ganache de chocolate. À seguir, vou te ensinar TODOS os segredos para você preparar todas as etapas sem erro!


 
NOTA: a seguir você confere a descrição detalhada da receita com todas as dicas e passo-a-passo do preparo. A receita completa, com ingredientes e quantidades, está no final do post.
 

1 | Comece preparando o brownie:


Pré-aqueça o forno a 180 C - o brownie precisa entrar no forno já aquecido para assar corretamente. Outra dica importante é colocar a grade na posição do meio do seu forno (isso ajuda a assar de maneira mais homogênea).


Prepare a fôrma - utilize uma fôrma redonda de 15cm com fundo removível. Unte a mesma com desmoldante (ou manteiga) e forre com papel manteiga. Caso não queira desenformar a sobremesa, você pode utilizar uma fôrma de fundo fixo untada, sem papel.


Derreta o chocolate com a manteiga - para fazer isso, você pode utilizar um banho-maria ou o microondas, que é meu método preferido. Basta aquecer em períodos de 30 segundos misturando bem a cada intervalo, até que o chocolate esteja derretido e a mistura homogênea.


Bata os ovos com o açúcar - esta etapa é feita batendo ligeiramente os ovos e o açúcar com um fouet até que o açúcar esteja dissolvido. Não é necessário (nem desejável) bater demais, pois não queremos incorporar ar nessa mistura.


Prepare a massa do brownie - o preparo é muito simples, bastando misturar o chocolate derretido com a manteiga na mistura de ovos e açúcar, adicionar os ingredientes secos, e misturar brevemente para homogeneizar.


Leve ao forno - asse por aproximadamente 30 minutos. O brownie deve ficar com a superfície seca e brilhante, e com consistência firme. Para testar, você pode espetar um palito no centro do brownie: ele pode sair um pouco sujinho mas não pode ter massa ainda líquida.


Esfrie e apare o topo - retire do forno e reserve para esfriar sobre uma grade. Quando estiver totalmente frio, leve ao freezer por 30 minutos para firmar o interior e corte uma parte do topo para nivelar a superfície, deixando o brownie bem retinho. Isso vai garantir uma montagem mais bonita!

 

2 | Prepare o brigadeiro de pistache:


Coloque tudo na panela e cozinhe o brigadeiro - utilize uma panela pequena com fundo grosso. Misture todos os ingredientes da receita e leve ao fogo médio para cozinhar o brigadeiro, até o ponto em que desgruda totalmente do fundo da panela.


Reserve para esfriar - espalhe o brigadeiro em uma travessa levemente untada e reserve até esfriar completamente. Cubra com um filme plástico em contato enquanto ainda está quente.

 

3 | Prepare o praliné de pistache:


Faça um caramelo seco - coloque o açúcar em uma frigideira e leve ao fogo para derreter e formar um caramelo. Cozinhe até que ele ganhe uma tonalidade âmbar, um marrom mais profundo.


Adicione os pistaches - com o caramelo no ponto certo, retire do fogo e adicione os pistaches, misturando rapidamente. É importante trabalhar rápido nessa etapa pois o caramelo endurece quase instantaneamente.


Reserve para esfriar - os pistaches caramelizados devem ser imediatamente espalhados sobre um tapete de silicone ou uma superfície untada com óleo para esfriarem.


praliné de pistache

Triture o praliné - quebre os pedaços de pistache caramelizados quando já estiverem frios o suficiente para manusear (muito cuidado nessa etapa, pois o caramelo quente causa queimaduras severas, e quando esfria pode cortar como pedaços de vidro quebrado!). Pique uma parte desse praliné de maneira rústica, para trazer maior crocância à sobremesa. Triture o praliné restante em um processador e incorpore ao brigadeiro de pistache para obter uma textura e um sabor especiais.


 

4 | Prepare a ganache de chocolate:


Derreta o chocolate e misture o creme de leite - faça uma mistura homogênea de ambos os ingredientes e passe o mixer para obter uma ganache lisa, brilhante e homogênea.


 

5 | Faça a montagem:


brownie com brigadeiro de pistache

Prepare a fôrma - forre a parte interna da fôrma com uma faixa de acetato. Utilize a mesma fôrma em que o brownie foi assado.


Faça a montagem - posicione o brownie no fundo da fôrma, espalhe pedaços do praliné de pistache por cima e cubra com o brigadeiro de pistache. Alise para deixar a superfície bem reta e despeje por cima a ganache de chocolate.


Refrigere - leve à geladeira por pelo menos 6 horas, ou até o dia seguinte. Desta forma, a ganache terá tempo de cristalizar corretamente.


Desenforme e decore - retire da fôrma e remova a faixa de acetato. Finalize como desejar e sirva em temperatura ambiente.


brownie com brigadeiro de pistache

Dicas importantes:


  • Utilize preferencialmente pistache sem sal para fazer esta receita. Caso só encontre pistache salgado, omita o sal utilizado na massa do brownie e tenha em mente que a sobremesa ficará com sabor levemente salgado. Não fica ruim, apenas diferente do resultado usando pistache sem sal!

  • Tenha muito cuidado no preparo do praliné! O caramelo quente pode causar sérias queimaduras, portanto deixe os pistaches caramelizados esfriarem bem antes de manusear para fazer o praliné. E ao quebrar o praliné, o cuidado deve ser redobrado pois formam-se pontas que cortam como vidro. Portanto, tenha muito cuidado e atenção nessa etapa!!

  • Para a ganache, o creme de leite fresco pode ser substituído pelo UHT (de caixinha), porém a consistência final poderá ficar um pouco diferente.

  • A sobremesa deve ser mantida na geladeira, mas fica melhor se consumida em temperatura ambiente. Retire da geladeira 30 minutos a 1 hora antes do consumo, ou aqueça por 5 a 7 segundos no microondas. A validade é de 5 dias.

brownie com brigadeiro de pistache

Assista ao preparo:



Confira abaixo a receita completa!

Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.


Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?


Com carinho,

Vivi

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.

SOBRE

foto Viviane Cestari

Olá! 

Meu nome é Viviane, sou formada pela Le Cordon Bleu e uma grande apaixonada pelo universo da cozinha e confeitaria. Aqui você vai encontrar receitas de bolos, doces e muito mais. Obrigada pela visita e volte sempre!

Mais recentes
bottom of page