top of page

Bolo Tres Leches

Um bolo leve, fresco e delicado que vai te encantar! O bolo Tres Leches é muito popular em toda a América Latina e se você ainda não conhece, precisa experimentar! Servido gelado e acompanhado de frutas frescas, ele é perfeito como sobremesa, no café da tarde ou a qualquer hora do dia.



bolo tres leches com chantilly e frutas vermelhas

O bolo Tres Leches é composto por:


  • Um pão-de-ló leve, macio e fofinho.

  • Uma generosa quantidade de calda feita com três tipos de leite: creme de leite, leite e leite condensado, que deixa o bolo bem molhadinho.

  • Uma cobertura leve e delicada de chantilly. Existem outras variações para a cobertura desse bolo (como merengue por exemplo), mas a finalização com chantilly é clássica e mais utilizada.

  • Uma decoração com frutas frescas que complementam o frescor do bolo, além de trazer uma acidez que casa perfeitamente com o chantilly e a massa úmida.

bolo tres leches com chantilly e frutas vermelhas

Como fazer o bolo Tres Leches?


O preparo deste bolo é bastante simples, porém existem alguns segredinhos para que todas as etapas sejam feitas corretamente e o resultado saia perfeito. A seguir, eu vou te dar TODAS as dicas para você conseguir preparar esse bolo sem erro!


A massa e a calda devem ser feitas no dia anterior, pois é necessário que o bolo descanse na geladeira por muitas horas para absorver toda a calda e ficar bem molhadinho e saboroso. Já o chantilly deve ser feito no momento da finalização do bolo. Esse bolo deve ser servido no mesmo dia do preparo para manter seu frescor.


 
NOTA: a seguir você confere a descrição detalhada da receita com todas as dicas e passo-a-passo do preparo. A receita completa, com ingredientes e quantidades, está no final do post.
 

1 | Comece fazendo a massa do bolo:


preparo da massa do bolo

Pré-aqueça o forno a 170 C - a massa precisa entrar no forno já aquecido para crescer e assar corretamente. Outra dica importante é colocar a grade na posição do meio do seu forno (isso ajuda a assar de maneira mais homogênea). Para esta massa, a temperatura do forno é moderada.


Prepare a fôrma - forre o fundo de uma fôrma de 23cm com papel manteiga, e não unte as laterais. Isto vai fazer com que a massa "grude" nas paredes da fôrma, e assim o bolo assa mais reto. Importante: caso queira desenformar o bolo depois de pronto, você deve utilizar uma fôrma de fundo removível. Mas o bolo pode perfeitamente ser feito em uma fôrma de fundo fixo ou em uma assadeira pequena, e servido na própria fôrma (aliás, essa é a maneira mais comum de apresentação dessa receita!). Neste caso, não utilize o papel manteiga.


Bata os ovos com o açúcar - adicione os ovos inteiros e o açúcar na batedeira e bata até triplicar de volume. Esta etapa é fundamental para garantir a aeração e o crescimento da massa, já que ela leva muito pouco fermento. Dica: comece batendo em velocidade média-baixa e depois que começar a espumar bastante, aumente para a velocidade máxima.


Incorpore a farinha, fermento e leite- em um bowl pequeno, peneire a farinha junto com o fermento. Adicione essa mistura à massa em 3 etapas, misturando delicadamente com uma espátula e intercalando com o leite. Mexa a massa o mínimo possível durante essa etapa, tomando cuidado para não perder a aeração dos ovos. Se ainda restarem muitos grumos de farinha, mexa levemente com um fouet até que a massa fique homogênea.


Leve ao forno - asse por aproximadamente 50 minutos. Para saber se está assado, espete um palito no centro do bolo; ele deve sair limpo e seco. É super importante espetar o palito no meio e não nas bordas do bolo, pois o centro é a última parte a ficar pronta durante o cozimento.


Faça furos no bolo - retire do forno e utilize um palito de dente ou garfo para perfurar todo o bolo, garantindo que a calda vá conseguir penetrar em toda a massa. Mantenha o bolo dentro da fôrma para receber a calda.


regando bolo com calda


2 | Prepare a calda e aplique no bolo:


Misture os três leites - em uma jarrinha, misture o leite, creme de leite e leite condensado até ficar bem homogêneo. Adicione baunilha para saborizar (esse ingrediente é opcional).


Regue o bolo - despeje a calda sobre o bolo aos poucos, bem devagar, deixando que a massa absorva o líquido como uma esponja. Como a quantidade de calda é grande, tenha paciência nessa etapa para obter uma massa molhadinha por igual. Dica: se estiver usando uma fôrma de fundo removível, envolva a base dela em papel alumínio para evitar que a calda vaze pela abertura.


Leve à geladeira - cubra o bolo com papel alumínio ou filme plástico, e leve à geladeira por no mínimo 8 horas ou até o dia seguinte. Essa etapa é fundamental para o resultado característico de umidade da massa desse bolo.


massa de bolo saindo do forno

3 | Prepare o chantilly:


Deixe o creme de leite bem gelado - antes de preparar o chantilly, certifique-se de que o creme de leite fresco está bem gelado! O ideal é colocar no freezer por 5-10 minutos antes do preparo. Isto é necessário porque a gordura do creme de leite precisa estar muito gelada para segurar a sua estrutura aerada; caso não esteja bem gelado o chantilly não monta.


Bata o chantilly - misture o creme de leite gelado, o açúcar de confeiteiro e a baunilha. Você pode substituir por açúcar refinado, porém a textura do chantilly fica mais cremosa e agradável com o uso do açúcar de confeiteiro. Comece a bater em velocidade média para o líquido não espirrar. Assim que começar a engrossar, aumente para velocidade alta e bata até o ponto de chantilly. Reserve na geladeira até o momento de utilizar.


Mas afinal, o que é o ponto de chantilly? É quando o creme está encorpado, forma picos médios e o batedor de arame deixa um desenho que não se desfaz. Assim que atingir esse ponto, pare imediatamente de bater, caso contrário o chantilly irá talhar (e se continuar batendo, a gordura se separa do líquido e vira manteiga!).


chantilly na batedeira


 

4 | Decore e finalize o bolo:


Higienize e pique as frutas - você pode utilizar morangos, frutas vermelhas (amoras, framboesas, mirtilos), frutas amarelas (physallis, carambola), figos, uvas, ou o que desejar.


Aplique o chantilly - transfira o chantilly para um saco de confeitar com o bico desejado (eu utilizei um bico chamado Saint Honoré) e aplique decorando o topo do bolo. Se preferir, você pode espalhar o chantilly com uma colher, sem utilizar o saco de confeitar.


decorando bolo com chantilly


Decore com as frutas - disponha as frutas no topo do bolo, sobre o chantilly. Se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima. Mantenha o bolo na geladeira e sirva gelado.


bolo tres leches com chantilly e frutas vermelhas

Dicas importantes:


  • Você pode substituir o chantilly feito com creme de leite fresco por misturas industrializadas que batem chantilly.

  • O creme de leite fresco também pode ser substituído pelo creme de leite UHT (de caixinha) com 35% de gordura, próprio para bater chantilly. Neste caso, é só seguir o preparo do chantilly normalmente como explicado na receita.

  • Antes do uso, as frutas devem ser lavadas e higienizadas em uma solução de 1 litro de água com 1 colher (de sopa) de hipoclorito de sódio. Depois devem ser lavadas novamente em água corrente e secas com papel toalha.

  • O bolo pronto deve ser mantido na geladeira e servido gelado. O ideal é ser consumido no mesmo dia da montagem. A validade é de 3 dias.


bolo tres leches com chantilly e frutas vermelhas

Assista ao preparo:




Confira abaixo a receita completa!

Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.


Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?


Com carinho,

Vivi

Comments


Commenting has been turned off.

SOBRE

foto Viviane Cestari

Olá! 

Meu nome é Viviane, sou formada pela Le Cordon Bleu e uma grande apaixonada pelo universo da cozinha e confeitaria. Aqui você vai encontrar receitas de bolos, doces e muito mais. Obrigada pela visita e volte sempre!

Mais recentes
bottom of page