top of page

Bolo de Morango com Chantilly

Um bolo leve, delicado e elegante, perfeito para uma celebração ou como sobremesa de um almoço ou jantar especial. Feito com massa genoise (um tipo de pão-de-ló francês), recheio de creme de baunilha, chantilly e morangos, e finalizado com uma delicada cobertura de chantilly e morangos frescos. Clássico e delicioso!


bolo de morango com chantilly

O bolo de morango com chantilly é composto por:


  • Uma massa genoise, que é uma das bases da confeitaria clássica francesa. Esta massa é uma espécie de pão-de-ló amanteigado, extremamente leve, macia e fofinha. No seu preparo não é utilizado fermento, e o crescimento da massa se deve apenas aos ovos que são batidos até ficarem bastante aerados.

  • Uma calda de açúcar aromatizada com licor de Cointreau. O uso da bebida é opcional, podendo ser substituída ou omitida se você desejar (mais detalhes ao longo do post).

  • Um créme patissière de baunilha, o famoso creme de confeiteiro francês! Esse creme também é um clássico, utilizado no mundo todo em diversos doces e sobremesas por ser muito leve e saboroso.

  • Um chantilly leve e delicioso, que está presente tanto no recheio como na cobertura deste bolo.

  • Morangos frescos para o recheio e finalização.


bolo de morango com chantilly

Como fazer o bolo de morango com chantilly?


O preparo deste bolo envolve algumas etapas que precisam ser feitas separadamente. O grau de dificuldade é médio, porém vou te ensinar TODOS os segredos para você conseguir preparar esse bolo sem erro!


Eu recomendo que você prepare a massa e o creme de confeiteiro um dia antes da montagem, e a calda e o chantilly no dia de montar o bolo. Ele deve ser servido no mesmo dia do preparo para manter seu frescor.


 
NOTA: a seguir você confere a descrição detalhada da receita com todas as dicas e passo-a-passo do preparo. A receita completa, com ingredientes e quantidades, está no final do post.
 

1 | Comece fazendo a massa do bolo (genoise):


preparo da massa do bolo

Pré-aqueça o forno a 170 C - a massa precisa entrar no forno já aquecido para crescer e assar corretamente. Outra dica importante é colocar a grade na posição do meio do seu forno (isso ajuda a assar de maneira mais homogênea). Para esta massa, a temperatura do forno é moderada.


Prepare as fôrmas - forre o fundo de duas fôrmas de 20cm com papel manteiga, e não unte as laterais. Isto vai fazer com que a massa "grude" nas paredes da fôrma, e assim o bolo assa mais reto.


Bata os ovos com o açúcar - misture os ovos, as gemas e o açúcar e leve ao banho-maria para aquecer a 45-50C. Depois bata na batedeira até triplicar de volume. Esta etapa é fundamental para garantir a aeração e o crescimento da massa, já que ela não leva fermento.


Incorpore a farinha - ela deve ser adicionada peneirada, em 3 etapas, e misturada delicadamente com uma espátula. Mexa a massa o mínimo possível durante essa etapa, tomando cuidado para não perder a aeração dos ovos.


Incorpore a manteiga derretida - misture uma pequena parte da massa com a manteiga e retorne ao restante da massa. Misture delicadamente até obter uma massa homogênea e divida entre as fôrmas.


Leve ao forno - asse por aproximadamente 25-30 minutos. Para saber se está assado, espete um palito no centro dos bolos; ele deve sair limpo e seco. É super importante espetar o palito no centro e não nas bordas do bolo, pois essa parte é a última a ficar pronta durante o cozimento.


Reserve para esfriar - retire do forno e aguarde 10 minutos para desenformar. Passe uma faquinha na lateral da fôrma para desgrudar o bolo e vire sobre uma grade para esfriar em temperatura ambiente. Mantenha o papel manteiga no bolo até o momento da montagem, isso protege a massa de ressecar.


DICA: espere as massas do bolo esfriarem completamente e embrulhe cada uma em filme plástico, para evitar que ressequem. Armazene na geladeira até o momento de montar o bolo.


etapas do preparo da massa de bolo


2 | Prepare o creme de confeiteiro (créme patissière):


Misture as gemas, açúcar e amido - comece misturando as gemas e açúcar, mexendo vigorosamente com um fouet. Depois adicione o amido de milho e misture bem.


Ferva o leite e "tempere" as gemas - ferva o leite com uma parte do açúcar e despeje aos poucos na mistura de gemas, mexendo. Esse processo é chamado de temperagem, e permite elevar a temperatura das gemas sem que elas cozinhem.


Cozinhe o creme - retorne a mistura de leite e gemas para a panela e cozinhe em fogo baixo até engrossar. É muito importante mexer o creme o tempo todo, raspando o fundo e principalmente os cantos da panela, para evitar a formação de grumos.


Adicione a baunilha e resfrie o creme - com o creme pronto, retire do fogo e adicione a baunilha. Transfira para uma travessa e cubra com filme plástico em contato com o creme, evitando a formação de uma camada mais espessa e ressecada na superfície. Leve à geladeira até esfriar (de preferência até o dia seguinte).


Ajuste a consistência antes de utilizar - depois de gelado, o creme vai formar um bloco e ficará com uma textura "gelatinosa". Para recuperar a consistência cremosa é preciso bater por alguns minutos na batedeira antes de utilizar no bolo.


creme de confeiteiro

3 | Prepare a calda:


Misture a água e o açúcar - em uma panelinha pequena, misture os ingredientes fora do fogo. Tome cuidado para não respingar nas laterais da panela pois isso pode queimar ou cristalizar a calda.


Leve ao fogo - deixe a mistura ferver e dissolver todo o açúcar. Nesta etapa não mexa a panela para não cristalizar a calda! Se necessário, balance delicadamente a panela para ajudar o açúcar a se dissolver. A calda deve ficar transparente e com consistência líquida (não deve engrossar).


Adicione o Cointreau - retire do fogo e adicione o licor de Cointreau. Se você quiser, pode substituir por outra bebida alcoólica de sua preferência, ou extrato de baunilha, ou mesmo não adicionar nada (a calda simples já fica perfeita!).


 

4 | Prepare o chantilly:


Deixe o creme de leite bem gelado - antes de preparar o chantilly, certifique-se de que o creme de leite fresco está bem gelado! O ideal é colocar no freezer por 5-10 minutos antes do preparo. Isto é necessário porque a gordura do creme de leite precisa estar muito gelada para segurar a sua estrutura aerada; caso não esteja bem gelado o chantilly não monta.


Bata o chantilly - misture o creme de leite gelado, o açúcar de confeiteiro e a baunilha. Você pode substituir por açúcar refinado, porém a textura do chantilly fica mais cremosa e agradável com o uso do açúcar de confeiteiro. Comece a bater em velocidade média para o líquido não espirrar. Assim que começar a engrossar, aumente para velocidade alta e bata até o ponto de chantilly. Reserve na geladeira até o momento de utilizar.


Mas afinal, o que é o ponto de chantilly? É quando o creme está encorpado, forma picos médios e o batedor de arame deixa um desenho que não se desfaz. Assim que atingir esse ponto, pare imediatamente de bater, caso contrário o chantilly irá talhar (e se continuar batendo, a gordura se separa do líquido e vira manteiga!).



chantilly na batedeira


5 | Montagem do bolo:


Prepare as massas do bolo - nivele o topo dos bolos cortando o excesso para que fiquem retos. Corte cada bolo ao meio formando 4 discos de massa. Para essa receita, somente 3 discos serão utilizados. Você pode congelar o disco de bolo excedente para utilizar em outros preparos.


Higienize e pique os morangos - reserve os mais bonitos para a decoração do bolo!


Ajuste a consistência do creme de confeiteiro - bata o creme por alguns minutos na batedeira, até ficar liso e cremoso, e transfira para um saco de confeitar.


Comece a montagem - no prato onde o bolo será servido, espalhe uma pequena quantidade de creme (ele funcionará como uma cola para grudar o bolo ao prato). Posicione o primeiro disco de massa e regue com calda até que esteja úmido mas não encharcado. Você pode aplicar a calda utilizando uma colher, uma bisnaga ou um pincel culinário.


Aplique o recheio - recheie o bolo com uma camada uniforme de creme de confeiteiro, deixando uma área livre próxima das bordas (cerca de 1cm). Cubra com uma camada de chantilly e espalhe morangos picados.


Repita - repita o processo de montagem com o restante dos ingredientes. Quando terminar, envolva o bolo em uma faixa de acetato e cubra o topo com papel manteiga. Prenda com uma fita crepe ou durex, deixando o bolo bem preso e firme.


Refrigere - leve o bolo à geladeira por pelo menos 1 hora. Não se esqueça de deixar o chantilly restante também na geladeira!


preparo do recheio do bolo

Aplique a cobertura - retire o bolo da geladeira e cubra com chantilly. Você pode fazer a decoração espatulando o bolo e fazendo um acabamento com bico de confeitar no topo, ou pode aplicar o chantilly de forma rústica, com uma colher.


Finalize - decore com morangos frescos no topo. Você também pode aplicar pistaches torrados na base do bolo e folhas de ouro no topo para um acabamento ainda mais elegante!


decoração do bolo com chantilly

Dicas importantes:


  • Você pode substituir o chantilly feito com creme de leite fresco por misturas industrializadas que batem chantilly.

  • O creme de leite fresco também pode ser substituído pelo creme de leite UHT (de caixinha) com 35% de gordura. Neste caso, é só seguir o preparo do chantilly normalmente como explicado na receita.

  • Antes do uso, os morangos devem ser lavados e higienizados em uma solução de 1 litro de água com 1 colher (de sopa) de hipoclorito de sódio. Depois devem ser lavados novamente em água corrente e secos com papel toalha.

  • O bolo pronto deve ser mantido na geladeira e servido gelado. O ideal é ser consumido no mesmo dia da montagem. A validade é de 3 dias.


bolo de morango com chantilly

Assista ao vídeo do preparo:



Confira abaixo a receita completa!

Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.


Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?


Com carinho,

Vivi

Comments


Commenting has been turned off.

SOBRE

foto Viviane Cestari

Olá! 

Meu nome é Viviane, sou formada pela Le Cordon Bleu e uma grande apaixonada pelo universo da cozinha e confeitaria. Aqui você vai encontrar receitas de bolos, doces e muito mais. Obrigada pela visita e volte sempre!

Mais recentes
bottom of page