top of page

Panna Cotta

De origem italiana, a panna cotta é uma sobremesa leve, suave e deliciosa!


Traduzindo para o português significa algo como "creme de leite cozido", já que o ingrediente principal da receita é o creme de leite fresco. Apesar de poder ser feita com os mais variados sabores, a panna cotta tradicional é saborizada com baunilha e costuma acompanhar uma calda de frutas para um contraste perfeito entre doçura e acidez.


Vamos aprender a fazer essa delícia italiana?


panna cotta com calda de frutas vermelhas

Etapas do preparo:


1 | Prepare a panna cotta:


Aqueça a mistura do creme - leve ao fogo o creme de leite, leite, açúcar e baunilha para aquecer sem deixar ferver. Se estiver usando um termômetro, aqueça até atingir 60 C aproximadamente.


Adicione a gelatina hidratada - misture a gelatina previamente hidratada e mexa para dissolver. Como hidratar a gelatina? Se estiver usando gelatina em pó, hidrate dissolvendo em água filtrada na quantidade indicada na receita. Se estiver usando gelatina em folha, hidrate mergulhando as folhas em um bowl com água gelada.


Distribua em ramequins ou no recipiente desejado - preencha os recipientes com o creme e leve à geladeira para firmar (pelo menos 6 horas). Você pode servir a panna cotta diretamente no recipiente (taça, ramequin, etc) ou desenformar em um prato. Caso queira desenformar, não se esqueça de untar previamente os recipientes com um pouco de óleo.


panna cotta

2 | Prepare a calda de frutas vermelhas


Cozinhe a calda - leve ao fogo as frutas (frescas ou congeladas) com açúcar e suco de limão. Cozinhe em fogo baixo até obter uma calda - aproximadamente 15 minutos. Leve à geladeira até esfriar completamente.


Sirva com a panna cotta - a calda pode ser servida com pedaços de frutas ou em uma versão lisa. Para isso, bata no liquidificador ou mixer até obter uma calda homogênea, depois passe por uma peneira para retirar as sementes.


panna cotta

Dicas importantes:


  • Para essa receita é necessário usar creme de leite fresco, não dá para substituir por creme de leite de lata ou caixinha.

  • A baunilha em fava dá um sabor extraordinário à panna cotta, mas pode ser substituída por pasta de baunilha com um resultado muito bom. O extrato de baunilha também funciona bem nessa receita, mas só use extratos de boa qualidade (evite a essência de baunilha, que é industrializada e vai trazer um sabor artificial ao doce).

  • O rendimento é de aproximadamente 4 unidades dependendo do recipiente utilizado.

  • A validade da panna cotta é de até 3 dias na geladeira.

  • A calda de frutas vermelhas pode ser congelada. A validade é de 5 dias na geladeira ou 3 meses no freezer.

panna cotta com calda de frutas vermelhas

Assista ao preparo:




Confira abaixo a receita completa!

Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.



Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?


Com carinho,

Vivi

Comments


Commenting has been turned off.

SOBRE

foto Viviane Cestari

Olá! 

Meu nome é Viviane, sou formada pela Le Cordon Bleu e uma grande apaixonada pelo universo da cozinha e confeitaria. Aqui você vai encontrar receitas de bolos, doces e muito mais. Obrigada pela visita e volte sempre!

Mais recentes
bottom of page