Pudim de Leite Condensado
Ninguém resiste a um pudim lisinho, cremoso e delicioso. Esse doce tão amado em todo o Brasil é muito fácil de fazer mas tem seus segredinhos pra ficar lindo e perfeito! Vamos aprender?
A origem do pudim é um pouco controversa. Alguns defendem que foram os portugueses os primeiros a criarem essa sobremesa no século XVI, feita à base de leite, açúcar, ovos e nata. Porém, existem registros de doces muito semelhantes feitos na mesma época em diversas outras culinárias (caso do francês "créme caramel"), e portanto nunca se chegou a uma conclusão sobre quem seria verdadeiramente o inventor desta sobremesa deliciosa.
O fato é que o pudim que nós brasileiros mais consumimos e amamos é a versão feita com leite condensado, essa sim criada no nosso país com esse ingrediente tão apreciado na nossa confeitaria.
Aliás, você sabia que o pudim foi o primeiro doce com leite condensado feito no Brasil? Ele faz parte da nossa cultura e das nossas melhores memórias!
Como fazer um Pudim de Leite Condensado perfeito?
O pudim é uma sobremesa de preparo muito simples, você não precisa de batedeira e nem de liquidificador para preparar. Porém, para conseguir um resultado perfeito é preciso seguir algumas regrinhas. À seguir, vou te ensinar TODOS os segredos para você preparar um pudim perfeito e sem erro!
NOTA: a seguir você confere a descrição detalhada da receita com todas as dicas e passo-a-passo do preparo. A receita completa, com ingredientes e quantidades, está no final do post.
1 | Comece preparando a calda:
Faça um caramelo - derreta o açúcar em fogo baixo, lentamente, para não correr o risco de queimar e ficar com sabor amargo. Você pode (e deve) mexer o açúcar para ajudar a derreter por igual, isso não vai cristalizar a sua calda! Apenas certifique-se de utilizar uma espátula que seja resistente ao calor ou uma colher de pau.
Adicione água quente - com o açúcar completamente derretido, adicione água quente para fazer a calda. Uma parte do açúcar vai endurecer e formar grumos, mas é só continuar mexendo em fogo baixo que ele irá derreter novamente e formar uma calda homogênea.
Despeje na fôrma e reserve para esfriar - utilize uma fôrma de 15-16 cm de diâmetro, com ou sem furo no meio. Deixe a calda esfriar um pouco antes de preparar o pudim; se quiser, pode colocar na geladeira para acelerar o processo.
2 | Prepare o pudim:
Misture ovos, gemas e leite - com a ajuda de um fouet, misture os ingredientes delicadamente. Não é necessário bater pois não queremos incorporar ar na mistura.
Adicione o leite condensado - mais uma vez, os ingredientes devem ser misturados com delicadeza até obter uma mistura homogênea.
Passe por uma peneira - essa etapa não é obrigatória mas faz diferença no resultado final. Ao peneirar, as películas das gemas são removidas e a textura do pudim fica mais lisa e uniforme.
Despeje na fôrma e asse - o pudim deve ser assado em banho-maria com o forno em temperatura baixa para garantir que cozinhe lentamente e fique super lisinho e cremoso. Ele estará pronto quando as bordas estiverem firmes mas o centro ainda balançando ao chacoalhar a fôrma.
Leve à geladeira - ao tirar do forno, mantenha o pudim em temperatura ambiente até esfriar um pouco. Depois leve à geladeira por 6 a 12 horas, tempo necessário para que ele ganhe estrutura para ser desenformado.
Desenforme - mantenha em temperatura ambiente por cerca de 15 minutos antes de desenformar, e passe uma faquinha em toda a borda para descolar o pudim da fôrma. Depois é só virar em um prato e servir!
Dicas importantes:
Ao fazer o caramelo para a calda, muito cuidado para não deixar o açúcar queimar. Isso traz um sabor amargo desagradável para a calda do pudim. Quem já comeu pudim com calda amarga sabe do que eu estou falando!
Essa receita leva uma quantidade de gemas maior do que outras receitas tradicionais de pudim, e é por isso que ele fica tão cremoso e saboroso!
A baunilha é um ingrediente opcional no pudim. Mas caso você tenha um extrato de boa qualidade, uma pasta ou até mesmo a fava de baunilha, utilize na receita para um sabor ainda mais especial. Só evite usar essência de baunilha porque ela acaba trazendo um sabor artificial ao preparo (neste caso é melhor deixar sem!).
O segredo para um pudim lisinho e cremoso é assar lentamente em temperatura baixa. Por isso é imprescindível o combo forno baixo + cozimento em banho-maria.
A cremosidade do seu pudim vai depender do ponto de cozimento. Para um pudim super cremoso, tire do forno quando as bordas estiverem firmes mas o centro ainda balançando ao chacoalhar a fôrma.
O pudim deve ser mantido na geladeira e servido gelado. A validade é de 3-5 dias.
Assista ao preparo:
Confira abaixo a receita completa!
Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.
Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?
Com carinho,
Vivi