top of page

Bolo Bosque do Coelhinho da Páscoa

Páscoa é sinônimo de chocolate, então é claro que esse bolo tinha que ser bem chocolatudo! Ele é feito com uma massa ultra macia e fofinha de cacau e Ovomaltine, e recheio e cobertura de cream cheese de chocolate com Ovomaltine. E para finalizar, uma decoração encantadora no tema "bosque do coelhinho da Páscoa", com lascas de chocolate envolvendo toda a lateral do bolo, e coelhos e ovinhos de chocolate no topo. A sobremesa mais linda para a sua mesa de Páscoa!


bolo bosque do coelhinho da pascoa

O bolo "Bosque do Coelhinho da Páscoa" é composto por:


  • Uma massa de cacau com Ovomaltine, ultra macia e fofinha, com sabor intenso de chocolate e dulçor equilibrado. A delicadeza do sabor desta massa é resultado do uso de café; em pouca quantidade, ele realça o sabor e a cor do chocolate sem deixar o gosto residual da bebida!

  • Uma calda de Ovomaltine que vai trazer ainda mais umidade e sabor para a massa do bolo.

  • Um recheio e cobertura de cream cheese de chocolate com Ovomaltine. Esta cobertura é uma variação do tradicional buttercream americano, um creme de manteiga que geralmente é bastante carregado em açúcar. Neste caso, o cream cheese e o cacau entram na composição para quebrar a doçura excessiva, e o Ovomaltine traz uma camada extra de sabor. O resultado é super equilibrado, cremoso e delicioso!

  • Uma decoração com lascas de chocolate envolvendo o bolo, e elementos como coelhos e ovinhos de chocolate, ervas e flores comestíveis formando o cenário do bosque dos coelhinhos!

bolo bosque do coelhinho da pascoa

Como fazer o bolo Bosque do Coelhinho da Páscoa:


O preparo deste bolo é bastante simples, e você não precisa nem de batedeira para fazer a massa. A seguir, eu vou te ensinar TODOS os segredos para você preparar esse bolo sem erro!


 
NOTA: a seguir você confere a descrição detalhada da receita com todas as dicas e passo-a-passo do preparo. A receita completa, com ingredientes e quantidades, está no final do post.
 

1 | Comece fazendo a massa do bolo:


preparo da massa do bolo

Pré-aqueça o forno a 170 C - a massa precisa entrar no forno já aquecido para crescer e assar corretamente. Outra dica importante é colocar a grade na posição do meio do seu forno (isso ajuda a assar de maneira mais homogênea). Para esta massa, a temperatura do forno é moderada.


Prepare as fôrmas - forre o fundo de duas fôrmas de 15cm com papel manteiga, e não unte as laterais. Isto vai fazer com que a massa "grude" nas paredes da fôrma, e assim o bolo assa mais reto. Eu não recomendo assar toda a massa em uma única fôrma, pois o bolo demora muito para assar completamente e acaba ficando ressecado.


Misture os ingredientes secos - em um bowl, peneire todos os ingredientes secos (exceto o Ovomaltine, que será dissolvido junto com os líquidos da receita) e misture com um fouet.


Misture os ingredientes líquidos - em um outro bowl, dissolva o Ovomaltine no leite e adicione os demais ingredientes líquidos da receita (exceto o café, que irá entrar no final do preparo). Misture bem com o fouet.


Misture os líquidos com os secos - abra uma pequena cavidade no bowl com os ingredientes secos e despeje a mistura dos líquidos. Misture com o fouet para incorporar e homogeneizar a mistura, porém não mexa em excesso. Assim que a massa estiver homogênea pare de mexer!


Adicione o café quente - por fim, adicione o café quente na massa e misture para incorporar. À partir deste momento, o fermento e o bicarbonato começam a agir, portanto a massa deve ser imediatamente dividida entre as fôrmas e levada ao forno. DICA: se não quiser utilizar café, você pode substituir por água quente.


Leve ao forno - asse por aproximadamente 20-25 minutos. Para saber se está assado, espete um palito no centro dos bolos; ele deve sair limpo e seco. É super importante espetar o palito no centro e não nas bordas do bolo, pois a parte do meio é a última a ficar pronta durante o cozimento.


Reserve para esfriar - retire do forno e aguarde 10 minutos para desenformar. Passe uma faquinha na lateral da fôrma para desgrudar o bolo e vire sobre uma grade para esfriar em temperatura ambiente. Mantenha o papel manteiga nos bolos até o momento da montagem, isso protege a massa de ressecar.


DICA: espere as massas do bolo esfriarem completamente e embrulhe cada uma em filme plástico, para evitar que ressequem. Armazene na geladeira até o momento de montar o bolo.


massa de bolo de chocolate na forma


2 | Prepare a calda:


Misture o leite morno e Ovomaltine - dissolva o Ovomaltine no leite e armazene em uma bisnaga ou no recipiente desejado. A calda pode ser aplicada com o auxílio da bisnaga, ou com uma colher ou pincel culinário.


 

3 | Prepare o recheio / cobertura:



cobertura de chocolate na batedeira

Bata a manteiga com o cream cheese - bata ambos os ingredientes em velocidade média-baixa somente até obter uma mistura cremosa e homogênea. Utilize de preferência o batedor tipo raquete caso sua batedeira tenha esse acessório. IMPORTANTE: aqui é necessário ter atenção à temperatura dos ingredientes. A manteiga não deve estar muito gelada, pois fica muito dura e não vai ser possível bater, e também não deve estar em temperatura ambiente, pois fica muito mole e não vai ter consistência para ser aerada. Portanto o ideal é que ela esteja FRIA ao toque, mas com textura maleável (ela deve afundar quando você pressiona com o dedo). O cream cheese deve estar em uma temperatura semelhante.


Adicione cacau e Ovomaltine - adicione ambos os ingredientes e bata até agregar. Pare a batedeira e raspe as laterais e o fundo do bowl com uma espátula. Volte a bater até que todo o creme esteja homogêneo.


Adicione açúcar de confeiteiro - peneire o açúcar de confeiteiro em um bowl e vá adicionando em colheradas, batendo em velocidade média-baixa. Ao terminar, pare novamente a batedeira para raspar as laterais e o fundo do bowl. Volte a bater, aumentando para velocidade alta até obter uma mistura cremosa, lisa e homogênea. O creme estará pronto para ser utilizado, mas em dias muito quentes pode ser necessário levar à geladeira por alguns minutos antes de utilizar.


batedeira batendo cobertura de chocolate


 

4 | Prepare as lascas de chocolate


Derreta e faça a temperagem do chocolate - derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e faça o processo de temperagem (conhecido como choque térmico). Caso não queira fazer a temperagem, utilize uma cobertura de chocolate fracionada de boa qualidade no lugar do chocolate.


Modele um cilindro - espalhe uma camada uniforme e não muito fina de chocolate sobre uma folha de acetato ou papel manteiga (utilize acetato se quiser um acabamento brilhante no chocolate). Cubra com uma folha de papel manteiga, em contato com o chocolate derretido. Vire do outro lado e enrole formando um cilindro apertado. Prenda com fita crepe ou fita adesiva.


Leve à geladeira para cristalizar - deixe o cilindro de chocolate na geladeira por aproximadamente 10 minutos para que o chocolate cristalize.


Desenrole e quebre as lascas - abra o cilindro de chocolate com cuidado, soltando do papel manteiga e do acetato. À medida que vai desenrolando, quebre pedaços do chocolate formando as lascas que serão usadas na decoração. Reserve em recipiente bem fechado, em local fresco, até o momento da montagem do bolo.


 

5 | Montagem do bolo:



bolo sendo recheado

Prepare as massas do bolo - nivele o topo dos bolos cortando o excesso para que fiquem retos. Corte cada bolo ao meio formando 4 discos de massa.


Comece a montagem - no prato onde o bolo será servido, espalhe uma pequena quantidade de recheio (ele funcionará como uma cola para grudar o bolo ao prato). Posicione o primeiro disco de massa e regue com calda (não utilize em excesso). Você pode aplicar a calda utilizando uma colher, uma bisnaga ou um pincel culinário.


Aplique o recheio - faça uma camada fina e uniforme de recheio, utilizando uma espátula para nivelar e deixar bem retinho. Isso vai fazer com que o corte da sua fatia saia perfeito!


Repita - repita o processo de montagem com o restante dos ingredientes. Quando terminar, envolva o bolo em uma faixa de acetato e cubra o topo com papel manteiga. Prenda com uma fita crepe ou durex, deixando o bolo bem preso e firme.


Refrigere - leve o bolo à geladeira por pelo menos 1 hora.


bolo sendo decorado

Aplique a cobertura - retire o bolo da geladeira e cubra com o restante do creme de cream cheese. Não é necessário fazer um acabamento perfeito, já que o bolo vai receber decoração no topo e nas laterais!


Finalize - cole as lascas de chocolate em toda a lateral do bolo. Posicione de maneira bem rústica, deixando algumas lascas mais altas que outras (se necessário, quebre a pontinha de algumas para conseguir a altura desejada). Decore o topo do bolo com os coelhos, ovinhos, flores e brotos comestíveis. Eu utilizei broto de alfafa, mas você pode usar outros tipos de broto ou mesmo ervas como hortelã, manjericão, tomilho, etc.


bolo de pascoa sendo decorado


bolo bosque do coelhinho da pascoa

Dicas importantes:


  • O café usado na massa do bolo pode ser substituído por água quente. O resultado em relação à textura e maciez vai ser o mesmo, porém a massa vai ficar com cor e sabor menos pronunciados.

  • A manteiga e o cream cheese devem estar em temperatura fria (não gelada!) para o preparo da cobertura. Isso é muito importante para um resultado ideal de textura e cremosidade.

  • O açúcar de confeiteiro e o cacau em pó sempre devem ser peneirados. Como ambos possuem grânulos muito finos, acabam empedrando com facilidade e essas pedrinhas não conseguem se dissolver na receita.

  • Os brotos e flores comestíveis usados na decoração devem ser higienizados antes do uso. Lave e seque bem com papel toalha.

  • O bolo pronto deve ser mantido na geladeira e deixado em temperatura ambiente pelo menos 30 minutos antes de servir. A validade é de 5 dias.


fatia do bolo bosque do coelhinho da pascoa


Assista o vídeo do preparo:



Confira abaixo a receita completa!

Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.


Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?


Com carinho,

Vivi

Comments


Commenting has been turned off.

SOBRE

foto Viviane Cestari

Olá! 

Meu nome é Viviane, sou formada pela Le Cordon Bleu e uma grande apaixonada pelo universo da cozinha e confeitaria. Aqui você vai encontrar receitas de bolos, doces e muito mais. Obrigada pela visita e volte sempre!

Mais recentes
bottom of page