top of page

Pé de Moça

O pé de moça é um docinho inspirado no tradicional e super crocante pé de moleque. Porém, diferente do seu primo mais famoso, o pé de moça é macio e tem uma deliciosa textura puxa-puxa. É tão maravilhoso que é impossível comer um só! Se você ainda não experimentou, prepare-se porque ele vai ser o seu novo docinho de Festa Junina preferido!


pé de moça

Etapas do preparo:


Leve ao fogo o açúcar, a manteiga e a glucose - os três ingredientes derretem com o calor e o açúcar começa seu processo de caramelização. Você não precisa mexer a panela o tempo todo durante essa etapa, apenas de vez em quando para distribuir o calor por igual e garantir que o caramelo se forme sem queimar em nenhum ponto. Quando o caramelo se formar passe a mexer constantemente.


Adicione o leite condensado - atenção nesta etapa! O leite condensado deve entrar aos poucos na panela, em fio, enquanto você mexe a panela sem parar. Desta forma a mistura continua fluida e o caramelo não endurece.


Adicione o amendoim e cozinhe até dar ponto - adicione o amendoim de uma vez na panela, e continue cozinhando como se fosse um brigadeiro. O ponto é quando o doce começa a desgrudar do fundo da panela.


Transfira para uma travessa e deixe esfriar - espalhe o doce em uma travessa refratária ou uma assadeira pequena (eu usei uma fôrma quadrada de 23 x 23cm). O recipiente precisa estar untado com manteiga ou forrado com plástico para não grudar. Cubra com um plástico na superfície e alise para ficar retinho. Deixe amornar e depois leve à geladeira para o doce firmar e facilitar o corte.


Corte em quadrados e passe no açúcar - desenforme o doce sobre uma tábua e corte em quadrados usando uma faca afiada. Passe cada quadradinho no açúcar - você pode usar açúcar refinado se desejar, mas eu gosto mais de finalizar com açúcar de confeiteiro para um acabamento mais delicado!


pé de moça

Dicas importantes:


  • A glucose usada nessa receita é facilmente encontrada em lojas de confeitaria e na internet. Mas atenção: ela não é o mesmo produto que o Karo, portanto não dá para fazer a substituição. Caso você não tenha glucose, pode omiti-la da receita, porém a textura do pé de moça ficará menos puxa-puxa. A glucose também ajuda a dar maciez e retarda a cristalização do açúcar, portanto o doce feito sem ela ficará mais firme e mais propenso a açucarar.

  • Dica para trabalhar com a glucose: por se tratar de um produto viscoso e extremamente pegajoso, a glucose gruda nos utensílios e nas mãos. A dica para manipular esse ingrediente é molhar tudo que entrará em contato com a glucose: molhe as mãos, colheres ou o utensílio que estiver usando!

  • O pé de moça deve ser mantido em temperatura ambiente, em recipiente bem fechado. O prazo de validade é de 15 dias, aproximadamente.

pé de moça

Assista ao preparo:



Confira abaixo a receita completa!

Clique em "Imprimir" para baixar ou imprimir sua receita.



Espero que você tenha gostado dessa receita! Se fizer, me conta lá no instagram que vou adorar saber! Aliás, você já está me seguindo por lá?


Com carinho,

Vivi

Comments


Commenting has been turned off.

SOBRE

foto Viviane Cestari

Olá! 

Meu nome é Viviane, sou formada pela Le Cordon Bleu e uma grande apaixonada pelo universo da cozinha e confeitaria. Aqui você vai encontrar receitas de bolos, doces e muito mais. Obrigada pela visita e volte sempre!

Mais recentes
bottom of page